A produção de plásticos é um equilíbrio delicado quando se busca baixo desperdício, altos rendimentos e sistemas sustentáveis e repetíveis.
Sem a abordagem correta, o sistema pode rapidamente se enquadrar em duas categorias: tribulação ou tumulto.
Frequentemente, fábricas experientes descrevem sua luta por um sistema de processamento robusto como “combate a incêndios” na moldagem por injeção de plástico.
Em termos reais, “combater incêndios” no chão de produção é um sinal de falha no sistema.
Padrões reais de moldagem não exigem ajustes constantes, separação, etc.
Identificando a raiz do problema
É fácil cair na armadilha de aplicar “curativos” às situações de moldagem quando a abordagem correta deveria ser: analisar a causa raiz, desenvolver uma solução a longo prazo e monitorar a correção para verificar se não são necessárias mais ações.
A ignorância em relação às falhas do molde, prensa, material e mão de obra pode se tornar parte da ideologia e abordagem geral de uma empresa.
Identifique e resolva problemas recorrentes
Muitos problemas comuns podem ser resolvidos com uma avaliação detalhada e comprometimento com a eliminação desses problemas.
Este artigo delineará várias situações comuns que ocorrem, além de oferecer sugestões sobre como identificar problemas, desenvolver soluções e implementar a ideologia de melhoria contínua.
“Combater incêndios” pode ser comum em muitas instalações de moldagem por injeção, mas nenhuma empresa é obrigada a aceitá-lo como norma.
Abordagem sistemática
A abordagem mais importante a lembrar é tratar cada problema individualmente. Desenvolva uma equipe para avaliar, processar e resolver os problemas com base em sua exposição, habilidades e conhecimento da situação. Depois que uma abordagem for desenvolvida e amplamente apoiada, implemente a correção e use a mesma equipe para monitorar se a nova abordagem/equipamento/procedimento forneceu a melhoria desejada. Deixe que eles determinem se a mudança implementada deve ser aceita, melhorada ou substituída.
Áreas comuns de falha na injeção de plástico
Moldes
- Problemas Repetitivos: moldes que mostram características de produção inadequadas repetidamente, como ejeção deficiente, quebras mecânicas constantes, defeitos que persistem de uma prensa para outra. Avalie as ferramentas para eliminar problemas através de modificações no molde.
- Manutenção Preventiva: identifique possíveis falhas que devem ser tratadas antes da fase de produção. Quais procedimentos de manutenção preventiva precisam ser implementados e aplicados para garantir que a vida útil da ferramenta seja conforme esperado ou estendida?
Material
- Problemas Contínuos: questões de material como contaminação, redemoinhos de cor, queimaduras, etc. Utilize dados históricos para identificar causas específicas e corrigir essas condições. Em alguns casos, fazer mudanças no próprio material pode fornecer resultados melhorados, como adicionar um lubrificante para melhorar a extração da peça.
Equipamentos
- Falhas de Equipamento: falhas em conjuntos de parafusos, componentes de prensa que não atendem aos requisitos de produção, inconsistências em máquinas/equipamentos que impedem os processadores de controlar o desperdício/eficiência/tempo de inatividade. Observe os problemas recorrentes em seu esquema de produção e tome medidas para corrigi-los.
Mão de Obra
- Problemas com Operadores: operadores que não atendem às demandas de produção e perdem falhas de qualidade; equipes de suporte técnico que não atendem às necessidades de produção ou perdem dados e defeitos cruciais.
Crie uma lista de falhas relacionadas à mão de obra e implemente treinamentos e melhorias conforme necessário.
Estratégias de sucesso
Reconhecer e planejar
- Reconheça Suas Fraquezas: planeje e implemente uma estratégia corretiva.
- Monitore e Melhore: aplique, melhore e monitore os reparos implementados.
- Reveja e Reavalie: revise as mudanças feitas para garantir que o efeito desejado seja alcançado. Reavalie correções de baixo desempenho para melhoria ou substituição.
Treinamento
O treinamento nunca deve ser considerado desnecessário ou um corte orçamentário.
Sua equipe é tão forte quanto seu elo mais fraco. Utilize o conhecimento interno e recursos externos para manter-se atualizado com o crescimento e a exposição da indústria.
Engenharia e design
- Engenharia Adequada: Evite atalhos na fase de pré-produção e planeje minuciosamente sua produção por meio de pesquisa e pensamento em equipe. Problemas são mais fáceis de remover na fase de planejamento.
- Design Crítico: Avalie criticamente o que pretende alcançar. Valide suas ferramentas para flutuações de material e tenha instruções de trabalho claras para cada membro da equipe.
Conclusão
Reconheça os problemas de produção, desenvolva soluções e acompanhe as correções para garantir a melhoria contínua.
Com o tempo, você apreciará os esforços feitos por meio de lucros melhorados e menos frustrações.
Precisa de treinamento no processo de planta? Preencha o formulário abaixo e ficaremos felizes em ajudar!